Coordenador : Romulo Augusto de Abreu Franchini
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397675.2206.119506.01082023
Departamento/Setor: FCB
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de Graduação/Pós-Graduação, Servidores Técnico-Administrativos e Professores, além da população e Comunidade atendida diretamente pelas Clínicas Odontológicas, Laboratório de Análises Clínicas (Curso de Biomedicina) e Clínica de Fonoaudiologia no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF/UFF). Seguidores do perfil do instagram: \\\Ensino, Pesquisa e Extensão - Farmacologia e Toxicologia - Instituto de Saúde de Nova Friburgo - Universidade Federal Fluminense, UFF\\\ @farmacologia_isnf_uff
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) - Universidade Federal Fluminense - Nova Friburgo (RJ)
Objetivo
Os principais objetivos propostos pelo projeto de extensão são: a) Realizar uma campanha informativa e educativa junto à comunidade acadêmica frente aos riscos da automedicação, preconizando o Uso Racional de Medicamentos; b) Desenvolver plataformas virtuais de informação referente ao assunto, orientando o público alvo da importância acerca dos cuidados relativos do uso correto de medicamentos, além da importância da prescrição médica e das orientações profissionais sobre o uso de medicamentos e alguns dos principais temas: 1) RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO E INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE (NÃO TARJADOS) 2) O QUE É UMA PRESCRIÇÃO MÉDICA, RECEITA, DOSE, POSOLOGIA? O QUE DEVO OBSERVAR EM UMA EMBALAGEM DE MEDICAMENTO? O QUE É UMA BULA E COMO INTERPRETAR? QUAIS AS DIFERENÇAS DAS TARJAS? DIFERENÇAS ENTRE UM MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA, SIMILAR E GENÉRICO? 3) OS RISCOS DA INTERNET E AUTOMEDICAÇÃO. ONDE É O LOCAL CORRETO PARA ADQUIRIR UM MEDICAMENTO? QUAL PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE É CAPACITADO PARA ORIENTAÇÃO EM CASO DE DÚVIDA? O QUE DEVO FAZER EM CASO DE UM EFEITO ADVERSO? 4) OS RISCOS DA FARMACINHA CASEIRA. 5) COMO DEVO TOMAR UM MEDICAMENTO? COMO ELE DEVE SER GUARDADO? QUAL A IMPORTÂNCIA EM COMPLETAR O TRATAMENTO? EXISTE RISCO DE ASSOCIAÇÃO COM ALGUM OUTRO FÁRMACO? E BEBIDAS ALCOÓLICAS? c) Conscientizar e contribuir para uma redução dos casos de intoxicação através do uso irracional de medicamentos.
Resumo
A automedicação é o ato de tomar remédios por conta própria, interromper ou estender um tratamento prévio sem orientação médica. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar consequências negativas como reações de hipersensibilidade (alérgicas) e intoxicações que podem variar conforme a manifestação, e em casos extremos ocasionar até a morte do usuário. Muita das vezes o alívio de uma sintomatologia com a automedicação pode mascarar ou agravar uma doença de base, comprometendo seu tratamento. A dependência e a resistência também são eventos comuns, caracterizados pela diminuição gradativa do efeito do princípio ativo em algumas classes terapêuticas. Outrossim, destacam-se as possíveis interações medicamentosas, o qual um medicamento pode antagonizar ou potencializar os efeitos do outro. Somente médicos e cirurgiões-dentistas habilitados podem diagnosticar doenças, indicar a melhor terapêutica e receitar medicamentos, cabendo ao profissional farmacêutico, à correta dispensação e orientação ao paciente para que o tratamento se complete com sucesso. No Brasil, 35% dos fármacos são adquiridos de forma livre e dados recentes revelaram que aproximadamente75% da população nos últimos anos, se automedicaram, pelas mais variadas indicações não médicas possíveis. Nesse contexto farmacoepidemiológico, o objetivo do projeto é realizar uma campanha informativa e educativa junto à comunidade acadêmica frente aos riscos da automedicação, preconizando o Uso Racional de Medicamentos a partir do desenvolvimento de plataformas virtuais de interação, orientando o público alvo acerca dos cuidados relativos do uso correto de medicamentos. Comisso espera-se conscientizar e contribuir para a redução dos casos de intoxicação.